Existem vários tipos de memória, seja para computador, celular ou qualquer outro dispositivo móvel. Algumas memórias podem ser desprezadas para esse post, como a CMOS e a PROM, por exemplo.
Vamos começar pela memória mais rápida e mais cara: a memória SRAM, mais conhecida como cache do processador. Ela é uma memória extremamente temporária, não armazena muitas coisas por muito tempo, mas ela é muito rápida. Processadores com mais cache no processador são mais rápidos, e quanto melhor o "tipo" do cache (L1, L2, L3), mais rápido será o processamento e mais caro será o processador.
Nos dias de hoje, o ideal é um processador com pelo menos 3MB de cache L2, mas o recomendado para pessoas que querem velocidade é um cache de pelo menos 6MB de cache L3.
O cache L1 é pequeno, não chegando nem a 1MB, mas ele não importa muito caso o processador tenha um bom cache L2 ou L3.
Às vezes as pessoas confundem a memória SDRAM com a memória do HD. Quanto perguntam: "Qual a memória do seu computador?", muitas pessoas respondem o valor da memória SDRAM, o que está correto para a pergunta, mas elas acham que é essa a memória que armazena os dados.
A memória SDRAM, mas conhecida como memória RAM, armazena dados temporariamente para facilitar o acesso aos dados, sem que o processador precise recorrer ao HD de novo. Quanto mais GB tem a memória RAM, mais rápida ela será e mais rápido o computador será.
Atualmente, recomenda-se pelo menos 4GB de memória RAM para rodar o sistema e os programas com estabilidade, sem deixar o computador muito lerdo demais.
Há basicamente 3 tipos de memória RAM: DDR, que não é mais vendida e já está ultrapassada. A DDR2, que é a mais comum das memórias RAM nos computadores atualmente, e a DDR3, que é a mais rápida atualmente e já está se popularizando em alguns computadores, sendo vendida em mais computadores atualmente, mas ela encarece o preço do computador, podendo chegar a 1666MHz. Ela é muito rápida, e se o computador tiver 4GB de RAM do tipo DDR3, o computador ficará muito mais rápido e estável.
A memória do HD é a memória de armazenamento, e quanto mais memória no HD, mais arquivos a pessoa poderá armazenar no computador. Ela é bem simples de entender, visto que serve somente para armazenamento de arquivos. Já que o peso dos arquivos e programas está aumentando gradativamente, recomenda-se pelo menos um HD de 200GB, só para ter segurança de que ele não será lotado tão facilmente se o uso da pessoa for simples.
A memória ROM é a memória da BIOS. Ela não pode ser alterada e é "permanente". A FLASHBIOS é uma memória que está "dentro" da BIOS e pode ser atualizada. É uma memória difícil de entender como ela funciona, já que quase ninguém acessa a BIOS, somente na formatação do computador ou para resolver algum problema mais sério. Mas a BIOS tem uma memória própria, e ela não pode ser alterada.
A memória Flash é a que está se popularizando cada vez mais nos dias de hoje, já que cada vez mais há mais dispositivos com memória Flash. Ela é uma memória de armazenamento, e é muito mais rápida que a memória do HD. Ao final desse post terá um vídeo da Samsung explicando as vantagens dela. Ela economiza mais bateria e muito mais tempo, porque é muito mais rápida que a memória do HD.
A memória Flash está presente em cartões SD, MicroSD, MiniSD, xD (isso não é um emoticon, é o tipo do cartão), Pen Drives e em muitos outros dispositivos, como MP3 Players, por exemplo.
Os SSDs (Solid State Drives) são basicamente HDs de memória Flash. O maior HD desse tipo que eu ouvi falar tem 512GB, o que é pouco, já que um HD normal chega a 2TB. Porém, eles são muito mais rápidos, e compensa sim ter um SSD pequeno somente para o sistema operacional e alguns arquivos dele, e deixar as outras coisas em um HD normal, porque o acesso ao sistema será muito mais rápido e o computador ficará menos lerdo.
A memória VRAM é a memória de vídeo. Ou seja, a memória que tem nas placas de vídeo. Quanto mais memória de vídeo tem uma placa de vídeo, mais rápida ela será e melhor ela renderizará os gráficos. Lembrando que não é somente isso que importa em uma placa de vídeo, porque a quantidade de pixels por clock, o barramento da memória da placa e a taxa de transferência de memória, por exemplo, podem importar muito mais do que a própria VRAM em si.
Quanto melhor é uma placa de vídeo, melhores serão os gráficos renderizados por ela e melhor será o suporte para jogos ou programas profissionais como por exemplo o Photoshop, o Illustrator, entre outros.
Bom, são basicamente esses os tipos de memórias. Se você sabe de outros ou quer que eu comente sobre outros, ou tem algumas dúvidas sobre memórias, comente logo abaixo desse post ou envie um email para qualquer email que se encontra na lateral direita do site.
Abaixo, o vídeo da Samsung que mostra a diferença entre HDs e SSDs. É engraçado, compensa ver somente pela diversão, mesmo que você não saiba inglês. Se você souber inglês, é melhor ainda porque dará para entender claramente a diferença entre HDs e SSDs.
Só faltou a memória do ser humano, né? Ela é melhor que todas as citadas neste post, pois são todas elas e muito mais, além de possuir mais velocidade no processamento de informações...
ResponderExcluir