quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Review do iPhone 4

Agora eu finalmente utilizei um iPhone 4 por tempo suficiente a ponto de fazer uma review decente dele.

O iPhone 4 é certamente o melhor smartphone do mercado. A primeira coisa que impressiona quando você o utiliza é a tela, que tem uma resolução de 960x640 e 326 pixels por polegada.

Por isso que o nome da tela é "Retina Display", porque a retina humana consegue distinguir até no máximo 300 pixels por polegada, sendo impossível ver um pixel no iPhone 4, ao contrário dos outros iPhones, nos quais é possível ver os pixels.

Essa altíssima qualidade da tela e a altíssima resolução possibilitam uma melhor interação com o aparelho: os aplicativos ficam melhores, a navegação na internet fica excelente, e para as pessoas que querem ler sem comprar um iPad, a leitura no iPhone 4 é excelente.

Além disso, a tecnologia IPS da tela, que também está presente em vários televisores, monitores e até mesmo no iPad, não distorce as cores e a qualidade geral da imagem se a imagem for vista de um ângulo diferente de 90º. Vou falar melhor sobre essa tecnologia em outro post, mas ela permite que imagens sejam vistas sem distorções de um ângulo de até 178º.

A tela é impressionante, parece uma pintura. Mas há vários outros recursos que o iPhone 4 tem que são excelentes.

O iPhone 4 possui 2 câmeras. A câmera traseira possui 5MP e grava vídeos em HD (720p, 30fps). Além disso, ela possui um flash LED que é branco, então ele não distorce tanto as cores, já que não é azul. A câmera frontal tem qualidade VGA, mas mesmo assim é muito boa, e é possível gravar vídeos nela. Essa câmera serve basicamente para o FaceTime, que é o nome da chamada de vídeo da Apple.

Além disso, o iPhone 4 possui um processador Apple A4, o mesmo presente no iPad e no novo iPod touch, e rumores dizem que por ele ser mais devagar que um iPad, o A4 do iPhone possui apenas 800MHz, sendo que o do iPad possui 1GHz. Isso são só rumores, mas eu acredito que o A4 do iPhone possua realmente 800MHz, porque ele possui o dobro de memória RAM do iPad e é mais devagar mesmo assim.

Ele é muito rápido. Para quem vem de um iPhone 3G, a diferença é absurda. Para quem vem de um iPhone 3GS, a diferença é considerável, mas não é tão grande quanto a diferença do iPhone 3G para o 3GS.

O sinal do iPhone 4 é melhor, seja para ligações, seja para captar o Wi-Fi, seja para o GPS. Ele suporta Wi-Fi 802.11n, então a internet parecerá mais rápida para quem tem um roteador que suporte o protocolo n.

Ele é teoricamente mais fino, e a "pegada" nele parece ser melhor porque há um espaço nas laterais para que você segure o celular, que é justamente o bezel.

O "antennagate" ocorre se você tampar a antena, mas durante o uso normal, isso não prejudica em nada o uso do aparelho. Se você se preocupa tanto com esse "problema" e utilizar uma capinha, o "problema" acaba.

O segundo microfone, que é utilizado para cancelamento de ruídos, e que eu nem comentei no vídeo, melhora demais a qualidade sonora gravada com o microfone em uma gravação de vídeo, áudio ou até mesmo em uma ligação. Durante uma ligação, a pessoa do outro lado da linha quase não ouve o barulho externo da pessoa que tem um iPhone 4, a qualidade da ligação fica muito melhor.

O que mais impressiona mesmo é a tela. Quando eu digo que impressiona, é porque impressiona mesmo. Vendo os vídeos do iPhone 4, eu não achava que a diferença das telas era grande, mas quando eu vi a tela do iPhone 4 pela primeira vez, eu já notei uma enorme diferença. Ver vídeos no iPhone 4 é uma experiência ótima, e ler nele deve ser melhor ainda.

Com isso, os aplicativos, principamente os jogos, têm um gráfico melhor, graças à melhora na tela e à rapidez do processador, que como o iPhone 3GS, suporta OpenGL ES 2.0.

O que mais impressiona em segundo lugar é a qualidade das câmeras. A câmera traseira é tão boa, mas tão boa, que dá vontade de jogar qualquer câmera no lixo. É muito óbvio que ela não se compara de maneira alguma a qualquer boa câmera da Sony, da Canon ou de outras marcas assim, mas a câmera do iPhone é tão boa a ponto de eu poder afirmar, com um pouco de dúvida, que ela é a melhor câmera entre todas as câmeras dos smartphones. Não pela resolução, mas pela qualidade da imagem como um todo.

Agora, finalmente poderemos ter uma lanterna de verdade e não mais usar a tela do iPhone como lanterna, porque vários apps "transformam" o flash da câmera em uma lanterna.

O giroscópio é outra coisa que impressiona. Quando aliado com o acelerômetro, ele proporciona uma precisão incrível para os movimentos. É muito mais sensível, mais real.

Conclusão: Se você nunca comprou um iPhone, considere a compra desse. Esse realmente tem tudo o que você quer, ele só não tem TV, não transfere arquivos via bluetooth (por causa da iTunes Store) e não lava roupa, faz café, e coisas desse tipo.

Os apps de realidade aumentada ficam ótimos com o giroscópio, e com o ótimo sinal de GPS que o iPhone 4 possui agora. Eu estava dentro de casa, e ele pegou com uma margem de erro grande, mas pegou pelo sinal de GPS, e não pelo sinal do Wi-Fi ou por triangulação proporcionada por torres de celular.

E se você tem um iPhone 3G, compre o 4 imediatamente, porque o 3G definitivamente não foi feito para rodar o iOS 4. Se você tem um iPhone 3GS, depende do que você quer. Se você estiver precisando de mais rapidez ainda, uma tela fenomenal e uma câmera ainda melhor, compre o iPhone 4. Caso não precise disso, espere até a WWDC em julho do ano que vem e compre o iPhone 5 (ou seja lá qual nome o próximo iPhone vai ter).

No fim do post se encontra o vídeo da review. Eu sei que não ficou muito bom porque a minha voz ficou estranha e eu não sei gravar vídeos muito bem, mas pelo menos deu para sentir um gostinho do iPhone 4. Além disso, a Flip utilizada para gravar o vídeo estava meio estranha porque eu acho que ela era da geração antiga, e o foco dela estava estranho. 

Eu sei que a Flip não tem macro, mas a nova geração consegue captar coisas de perto até bem. Ficou talvez um pouco embaçado em algumas partes, mas convém ver o vídeo até o final para se ter pelo menos uma vaga ideia de como é o iPhone 4.

O ponto positivo é que o vídeo pode ser visto em HD, mas para isso eu recomendo clicar duas vezes no vídeo, pausar o vídeo dessa página e assistir o vídeo da página do YouTube que vai abrir quando você clicar duas vezes no vídeo. Mude a resolução para ver em HD a 720p para ter uma qualidade melhor. Eu recomendo fazer isso para a qualidade não ficar ruim, porque nessa página o vídeo estára pequeno. É melhor assistir em HD pela página do YouTube.

E eu, que ví vários vídeos do iPhone 4 por muito tempo até o dia em que eu mexi em um, posso falar que no vídeo, a qualidade da tela não se compara quando você vê a tela ao vivo.

Espero que essa review ajude algumas pessoas, e por causa de alguns problemas, o vídeo da comparação de velocidade entre vários iGadgets não vai ser disponibilizado hoje, e não há previsão para isso.

Mas, eu testei mesmo sem fazer o vídeo e concluo que dentre os gadgets testados (um iPod touch da 1ª geração, um iPhone 3G, um iPhone 3GS e um iPhone 4) o iPhone 4 é o mais rápido, e logo depois, com pouca diferença, vem o iPhone 3GS. Depois, com uma diferença grande, vem o iPhone 3G e depois vem a primeira geração do iPod touch.

Se a pessoa tiver um iPhone 3GS e quiser comprar um iPhone 4 somente pela rapidez, não vale a pena, porque a diferença de velocidade entre o iPhone 3G e o iPhone 3GS continua sendo a maior até agora entre duas gerações consecutivas.

E desculpem pelos erros de português no vídeo, eu nem tinha ensaiado ou algo parecido. Prometo que no próximo eu vou cuidar para não errar tanto assim.

Quaisquer dúvidas, vocês já sabem. Enviem um email ou postem nos comentários.

0 comments:

Postar um comentário