quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Por que a velocidade da internet nunca é a contratada?

Para responder à essa pergunta precisa-se entender um conceito conhecido como traffic shaping. O traffic shaping é uma redução na velocidade que a própria fornecedora da internet faz que dificulta muito sua vida. Dependendo do caso, downloads são muito mais lerdos por conta disso.

Essa prática é ilegal e muitas empresas negam que fazem o traffic shaping, mas na verdade fazem. Isso dificulta muito o download de arquivos via torrent ou P2P, porque a velocidade fica extremamente reduzida. Isso vale também para vídeos do YouTube e para o próprio download de arquivos mesmo.

Mas o motivo na verdade é outro. O traffic shaping apenas contribui para uma maior redução da velocidade, mas o verdadeiro motivo é que a sua velocidade é dividida por 8.

Ninguém sabe bem ao certo porque isso ocorre, mas simplesmente ocorre. Por exemplo: eu tenho uma internet de 10Mbps (10 MegaBITS - veja esse post). Na prática, a minha velocidade vai ser de 10240/8, o que dá um total de 1280Kbps. Ou seja, 1,2Mbps mais ou menos para um computador. Se forem 2 computadores, a velocidade de 1280Kbps será dividida por 2. Isso é muito rápido comparado à média da internet brasileira, que é de 1Mbps antes de dividir por 8.

Ou seja, você contrata uma velocidade mas não recebe ela integralmente. É claro que esse valor é uma média e a velocidade pode ser muito mais alta ou muito mais baixa. Hoje, por exemplo, eu baixei um vídeo de 746MB em mais ou menos uns 15 minutos, com uma velocidade que variava de 3Mbps a 7Mbps, o que é extremamente rápido para um download comum.

Lembrando que se você utilizar aceleradores de download, a velocidade poderá melhorar muito se o acelerador for bom.

Com isso, tenha cuidado com o que você contrata e não se iluda com as velocidades. Em alguns outros lugares do mundo, a velocidade contratada é a efetiva, sem dividir por 8. Obviamente, essa velocidade também será uma média, porque a sua velocidade vai depender de quantas pessoas estão conectadas no momento, da distância até o lugar principal que fornece o sinal de internet, etc.

Quaisquer dúvidas ou sugestões postem nos comentários!

0 comments:

Postar um comentário