sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Plasma vs. LCD vs. LED

Eu já havia dito em um post anterior que eu iria demorar a falar de TVs de novo porque eu estava falando muito na época.

Agora, como faz um bom tempo que eu não falo desse tópico, nesse post as diferenças básicas entre o plasma, o LCD e o LED serão explicadas. Eu não vou dar explicações técnicas complicadas, mas vou tentar falar o que um potencial consumidor dessas TVs gostaria de saber sobre as diferenças entre as três tecnologias.

As TVs de plasma eram muito popular há uns 5 anos atrás, mas ultimamente elas vêm sendo menos procuradas pelas pessoas. Os pixels dependem de pequenas lâmpadas fluorescentes. Os gases dentro dessa lâmpadas forma o plasma, e é daí que vem o nome. Cada pixel é feito de três dessas lâmpadas, sendo que cada uma trabalha ou com o tipo de luz e de coloração R (red), ou com o G (green), ou com o B (blue).

As TVs de plasma possuem uma claridade altíssima e um ótimo contraste, mas consomem muita energia e elas não são muito resistentes a reflexos, ou seja, dependendo do caso, fica horrível assitir à TV. Porém, dependendo do ângulo de visão, a imagem não será tão distorcida quanto uma TV de LCD comum no mesmo ângulo.

Além disso, as TVs de plasma não funcionam em áreas de alta altitude por causa da pressão, que interfere nos gases, além de causar interferência com alguns aparelhos de rádio.

Como o LCD está se aproximando do plasma em claridade da tela e em contraste, é melhor comprar uma TV de LCD.

As TVs de LCD possuem uma ou duas lâmpadas fluorescentes como fonte de luz, porque o cristal líquido em si não produz luz alguma. As cores são controladas por "unidades de LCD" que funcionam para permitir ou bloquear a passagem da luz para as cores R, G ou B presentes na frente do painel de LCD.

Elas consomem muito menos energia que os televisores de plasma e são muito mais resistentes a reflexos. Além disso, são muito mais leves e podem ser menores que 37 polegadas, porque quase não existem TVs de plasma que tenham menos de 37 polegadas.

Agora, com o investimento que há nas TVs de LCD, elas possuem tecnologias excelentes como um melhor contraste, mais claridade, cores melhores e uma resolução alta.

As TVs de LED prometem ser as melhores, porque possuem basicamente as mesmas tecnologias das TVs de LCD mas a iluminação é proveniente de lâmpadas LED, e não de uma lâmpada fluorescente. Existe também a iluminação LED que há em painéis na rua e em semáforos, mas quando eu digo TV de LED eu me refiro às TVs que são retroiluminadas por LED.

Essas TVs permitem uma qualidade ainda melhor de imagem porque as cores podem ser mais vivas, o contraste pode ser ainda maior, e dependendo do tipo de retroiluminação utilizado, as TVs podem vir a ser extremamente finas. Além do mais, elas são mais amigáveis ao meio-ambiente por serem mais recicláveis e consumirem menos energia que as TVs de LCD convencionais.

Se você possui uma TV de LCD, só troque para uma de LED se a sua LCD não for Full HD. Se você possuir uma de plasma, troque pelo menos para uma de LCD.

Conclui-se então que o LCD é melhor que o plasma em termos de usabilidade mesmo, e o LED é melhor que o LCD em termos de qualidade de imagem e de retroiluminação.

Espero que algumas dúvidas tenham sido esclarecidas com esse post e caso você ainda tenha dúvidas, poste nos comentários!

0 comments:

Postar um comentário