Continuando a série de posts das guerras tecnológicas, que é um outro nome que eu dou para a concorrência existente entre as marcas em alguns nichos de mercado, nesse post explicarei a guerra de smartphones. No post passado da série falei sobre a guerra de televisores.
Primeiramente, gostaria de dizer o que é um celular e o que é um smartphone. Não confundam uma coisa com outra. Lembrando que um celular não é um smartphone, mas todo smartphone é em sua essência um celular. O celular é um dispositivo que você utiliza para se comunicar com outras pessoas utilizando um sinal que é transmitido por torres de celular.
Alguns tem funções extras como câmera para fotos e vídeos, e alguns jogos. Alguns tem até internet, porém ela utiliza o formato WAP, e não o HTML, que é o formato lido pelos computadores.
A partir do momento que o celular acessa a internet em formato HTML e tem um programa para gerenciar emails seja utilizando POP ou IMAP, ele vira um smartphone. Além disso, quando o celular ganha um sistema operacional complexo, que necessite de atualizações e tenha suporte a vários aplicativos, ele é um smartphone.
Com isso, um smartphone é um celular que suporta a internet no formato HTML, tem um sistema operacional "sólido" e tenha um gerenciador de emails. Porém, às vezes esse último recurso é dispensável para elevar um celular à classificação de smartphone.
As principais marcas de smartphone atualmente são: Nokia, LG, Samsung, Apple, RIM, Motorola, HTC, Sony Ericsson. Elas não estão em ordem alguma de preferência, preço ou etc.
A Nokia é a velha conhecida de todo mundo, tem smartphones com recursos bons e eles muitas vezes tem preços acessíveis à população. Eu acho que a Nokia vem perdendo sua identidade porque que ultimamente ela vem fabricando câmeras que funcionam como celulares, e não celulares que têm câmera. Além disso, ela está perdendo terreno principalmente para a RIM, a Apple e as marcas que vendem celulares com o Android.
A LG e a Samsung tem celulares bem parecidos tanto no design, como nos recursos e são celulares bons também. Muitos têm TV, touch screen e uma câmera razoável, sendo que a maioria dos modelos possui uma de 5MP. Os celulares dessas duas marcas são muito bons e muito semelhantes entre si. A LG tem o Cookie, a Samsung tem o Star e o Galaxy, entre vários outros modelos que são representados por um conjunto de letras e números.
A Apple e a RIM estão roubando o mercado da Nokia e tem ótimos celulares. A Apple tem o ótimo iPhone, que dispensa comentários porque creio que todos devem saber do que um iPhone é capaz, e a RIM tem o Blackberry, que é um ótimo celular para empresas já que ele conta com um ótimo sistema de emails e uma ótima integração com as redes sociais. Além disso, ele tem a função PTT, que é utilizada para o "rádio" da operadora Nextel, por exemplo.
Vários celulares tem a função PTT e é ela que faz a comunicação pelo "rádio" nos celulares. Esses planos dessas operadoras que suportam essa função são bons e compensam por ser uma coisa de graça para quem tem o "rádio".
A Motorola vem perdendo representatividade no mercado para as outras marcas e os celulares que ela está fabricando não são bons o suficiente para concorrer. Em compensação, vários celulares dela tem o recurso PTT e por isso as operadoras que utilizam esse recurso usam muito os celulares Motorola.
A HTC utiliza o WinMo (Windows Mobile) e o Android em alguns aparelhos. Ela tem celulares bons. É o típico smartphone, tem os recursos que um smartphone teria mesmo. Não tem nenhum diferencial, mas tem celulares bons. No Brasil essa marca não é tão utilizada, mas no exterior ela é muito mais conhecida.
A Sony Ericsson tem suas incríveis câmeras de 12MP que telefonam, e ela está seguindo o mesmo caminho da Nokia: fabricar câmeras que telefonam. Porém, os celulares da Sony Ericsson acabam por ser bem melhores que os da Nokia por serem melhores de utilizar na minha opinião. A Sony Ericsson tem muitos celulares sem touch screen, mas acho que todos ou a maioria dos smartphones da Sony Ericsson possuem touch screen. Além disso, possuem ótimos recursos como a câmera e integração às redes sociais.
É basicamente isso que os smartphones de hoje em dia possuem: integração às redes sociais. É um recurso importante porque a quantidade de usuários dessas redes está crescendo, e é importante que um smartphone tenha essa função. Acredito eu que todos eles tenham, mesmo que seja pela instalação de aplicativos para isso e não pelo próprio aplicativo já estar incluso no celular.
Quando for comprar um smartphone, procure saber se ele tem um sistema operacional bom, se ele tem recursos que te satisfaçam, se ele se integra às redes sociais que você utiliza e se ele tem um bom gerenciador de emails, caso você se importe com esse recurso.
Quem decide quem ganha essa guerra é você. Não é como na guerra de televisores que há algumas marcas vencedoras, porque as TVs delas são melhores. Quando se trata de smartphones, a pessoa deve decidir quem é melhor baseando-se na satisfação que o smartphone proporcionará, e, é claro, na qualidade dos recursos que o smartphone tem.
Compre o smartphone que te atender melhor e quaisquer dúvidas ou sugestões postem nos comentários ou enviem um email para qualquer um dos emails que aparecem na lateral direita do site.
0 comments:
Postar um comentário