segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vocabulário do Twitter

Vocês já devem ter percebido que às vezes eu deixo algumas palavras nos posts em itálico. Eu faço isso porque a palavra não existe em português no dicionário e é uma "aportuguesação" de palavras em inglês.

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o vocabulário da internet. Ele é abreviado, e por isso às vezes fica difícil de entender o que está escrito. Ex.: "tdb c vc?" ("tudo bem com você?"). Às pessoas já se acostumaram com esse tipo de linguagem, mas muitas ainda tem dúvidas quanto à abreviação utilizada, mas na maioria das vezes elas se entendem.

Eu estava em um chat em inglês para praticar e várias das abreviações em inglês não eram conhecidas por mim, e de vez em quando eu perguntava para as pessoas na sala que me explicavam normalmente. Eu não tenho problemas com a abreviação no português, eu uso e já até me acostumei, mas essa nova linguagem da internet que está surgindo pode prejudicar crianças e jovens no estudo da língua e fazer com que elas escrevam mal. Na verdade, se a pessoa tomar cuidado ela não terá problemas, porque você só irá errar na escrita de uma palavra se não ler livros.

Mas esse post é sobre o vocabulário do Twitter. Eu já disse aqui várias vezes que sou um twitteiro ativo, e já estou um pouco familiarizado com esse vocabulário. Aqui vão as "traduções" das palavras do Twitter:
  • Twitteiro: Pessoa que tweetta, ser que produz tweets.
  • Tweettar: Verbo no infinitivo que indica o ato de produzir um tweet e enviar para a timeline. Obviamente o verbo conjugado significa a mesma coisa, só muda a pessoa que é o sujeito da oração. O significado de "Twettar" também se aplica aos verbos "tweettando", "tweettei" e etc. Também pode ser escrito com "u" ao invés do "w".
  • Tweet: Ela não fica em itálico porque é em inglês. É o que você produz na rede, o que as pessoas falam. É justamente a resposta para a pergunta "What's happening?", que o Twitter faz para você responder em um tweet.
  • Follow: Seguir. É o ato de seguir uma pessoa para que qualquer tweet que ela faça apareça na sua timeline.
  • Timeline: É a página inicial onde ficam todos os seus tweets e os tweets de quem você segue.
  • Retweet: É o ato de clicar no botão "Retweet" que fica logo abaixo de cada tweet para "retuitá-lo". Com isso, todos os seus seguidores verão o Retweet mesmo que elas não sigam a pessoa na qual você deu o Retweet. Abreviação: RT.
  • Twitter: É a própria rede social. Às vezes as pessoas falam "twitters" ("twitteiros") para se referir às pessoas que "tweettam".
Acho que esse é basicamente o vocabulário, e como o Twitter é algo novo que muitas pessoas estão querendo procurar entender, depois terá um post especial explicando o uso e os recursos dele. Espero que tenham gostado desse post e caso queiram acrescentar algo, comentem logo abaixo do post.

0 comments:

Postar um comentário