terça-feira, 10 de agosto de 2010

Vídeogames da sétima geração

Os vídeogames já passaram por várias gerações. Já existiram vários vídeogames que participaram da vida de muitas pessoas e marcaram gerações. Empresas como a Sega "faliram" por causa da Nintendo, a Sony entrou no mercado com ótimos vídeogames e etc.

Eu não vou contar a história dos vídeogames aqui porque aconteceram várias coisas. A Atari que antes era a empresa dominadora e inovadora no mercado acabou caindo por causa dos vídeogames da década de 90 (quinta geração) e novos jogos foram surgindo. A partir da década de 90, os vídeogames começaram a ficar interessantes já que a maioria já rodava os jogos em CD-ROM, com exceção do Nintendo 64, que rodava os jogos em cartuchos, mas tinha 64 bits. Na minha opinião, foi o melhor ou um dos melhores vídeogames já existentes, porque tem jogos épicos e incríveis como Ocarina Of Time e Super Smash Bros.

A sexta geração dos vídeogames contou com o GameCube, o PlayStation 2 e o Xbox, que possuía um disco rígido para salvar músicas e outros arquivos, e teve a série Halo, que foi um jogo muito vendido, e foi com ele basicamente que o Xbox se popularizou. O GameCube não se popularizou tanto, devido ao formato da mídia que era Mini-DVD, e o PlayStation 2 foi o mais vendido dessa geração, mas dava e ainda dá para pirateá-lo perfeitamente. Na parte de portáteis, surgiram o Nintendo DS, com uma inovadora tela sensível a toque e o PSP, com sua ótima capacidade de armazenar arquivos. Ambos foram se aperfeiçoando até virarem o DSi e o PSP Go.

Então, em 2005 com o lançamento do Xbox 360 começa a sétima geração de vídeogames. Ele foi uma grande melhoria em comparação com o Xbox antigo, e agora com o novo sistema do Kinect, eu creio que o Xbox ficará mais interativo.

O PlayStation 3 e o Nintendo Wii foram lançados em 2006. O PlayStation 3 veio suportando o formato Blu-Ray, ou seja, a imagem é muito melhor por ser em resolução Full HD. A Microsoft apoiou o HD-DVD mas como ele não se popularizou ela continuou com o DVD no Xbox. O Wii veio com uma proposta incrível de interatividade, com o Wii Remote, que é um controle que dá uma sensação ao jogador de que todo movimento que ele faz, o personagem também faz. Não é bem assim, mas a interatividade é incrível.

O Wii é um vídeogame mais para ser jogado em conjunto, na sala de sua casa, com sua família, e a interação dele com o jogador é impressionate. Ele tem também um navegador de internet e a mídia suportada é o DVD.

Dos 3 vídeogames, o que tem o gráfico mais realista é o PS3, e por isso eu não recomendo jogá-lo em uma TV que não seja Full HD, senão não adiantará nada, porque você não irá usufruir ao máximo dos benefícios que o PS3 pode trazer.

O Xbox tem mais jogos de violência, que são exclusivos para ele, e tem gráficos bons. Claro que também tem outros estilos de jogos, mas o estilo que predomina são os jogos de violência. O sistema Kinect parece ser bem melhor que o PlayStation Eye ou que o Wii Remote.

O Kinect é um sistema onde qualquer movimento que você fizer, o jogador fará igual, e isso procura sempre estar acontecendo com o maior realismo possível. Não é igual no Wii onde os movimentos são "programados" e o personagem não moverá o braço da mesma forma que você moveu, por exemplo. O PlayStation Move, que é o controle que será vendido junto com o PlayStation Eye, também tem essa proposta, mas ele ainda parece mais parecido com o Wii Remote do que com o Kinect.

Já o Wii possui aqueles jogos clássicos da Nintendo como Mario e Zelda e como isso é uma animação em computador sem simular a realidade, os gráficos são bons mas são em estilo animado, e por isso não são realistas. Em compensação, o Wii tem uma interatividade e jogabilidade excelentes, tudo isso graças ao Wii Remote e ao Nunchuk, que é outro controle do Wii que trabalha em conjunto com o Wii Remote.

Os vídeogames da sétima geração parecem ser ótimos! Eu ainda não tenho um, mas o primeiro que eu vou comprar vai ser um PS3 e depois um Wii. Eu particularmente não gosto do Xbox, mas a concorrência existe para atender a todos os gostos. Eu já joguei todos esses vídeogames e realmente são muito bons.

Porém, há algumas melhorias que precisam ser feitas principalmente nesse aspecto do movimento do jogador que deve ser igual ao do personagem. Provavelmente na 8ª geração isso já tenha sido aprimorado. Estima-se que a nova geração só chegará por volta de 2012, por isso ainda compensa comprar um vídeogame atual. Depois eu vou fazer um post dedicado aos portáteis, então fiquem ligados no blog!

2 comentários:

  1. Na verdade o grafico nos jogos de bluray e dvd sao os mesmos, o que muda é a capacidade de armazenamento. Alguns jogos em dvd tem a resoluçao menor pq nao cabe o jogo inteiro no disco, isso é exemplificado no novo final fantasy, que para poder ser igual no xbox 360 e no ps3 foi dividido em 2 (ou 3)dvds p o xbox e apenas um bluray p o ps3.

    Tambem e bom lembrar que os 3 consoles de 7ª gerçao ja tem o "sensor de movimento" aprimorado.O wii ja possui uma peça que pode ser encaixada ao wii remote e que "deixa pra tras" os movimentos pre-progamados do jogo e imita os controles de movimento da sony e da microsoft. Alias, o ps move nao é "mais parecido com o Wii Remote do que com o Kinect", na verdade , ele parece ser o mais preciso de todos os tres controles, e a ps eye deixa o jogo ainda mais interativo do que o normal.

    ResponderExcluir
  2. na verdade, o gráfico no Blu-Ray é muito melhor que no DVD justamente porque ele é no mínimo em 720p, enquanto um DVD não chega nem a isso. Além do mais, o Blu-Ray tem mais capacidade e acontece o q vc falou no Final Fantasy.

    Obrigado pela informação da peça do wii, eu nem sabia disso. e eu não disse que o ps move é mais parecido com o wiimote, só disse que ele parecia estar no meio. Eu particularmente achei o Kinect melhor, mas eu teria que ver os 3 (incluindo esse do wii que você falou) em funcionamento para comparar de verdade.

    Obrigado por ler o blog e acrescentar informações úteis para os leitores.

    ResponderExcluir