quinta-feira, 5 de agosto de 2010

União Europeia aprova padrão de carregadores

A União Europeia pode até ser o melhor e maior bloco econômico do mundo, mas sinceramente essa história de querer padronizar tudo, restringir tudo é meio ridículo. De acordo com os press releases da União Europeia, um novo padrão para carregadores de celular foi aprovado, baseado na entrada Micro-USB. Isso significa que agora todos os celulares vendidos na UE a partir de janeiro de 2011 deverão obrigatoriamente ter o conector Micro-USB em seus celulares.

Eu não sei como as empresas vão vender celulares com essa entrada na Europa. Ou adota para o mundo inteiro, para ficar mais fácil de produzir os celulares, ou as empresas fabricam uma versão específica do celular para a UE. Acho que os outros países não irão aderir tão rapidamente, então uma versão exclusiva talvez seja a melhor opção. As empresas que apoiam a iniciativa e vão comercializar aparelhos com Micro-USB na Europa são:
  • Apple
  • LG
  • Motorola
  • NEC
  • Nokia
  • Qualcomm
  • Research In Motion
  • Samsung
  • Sony Ericsson
  • Texas Instruments
Por um lado isso é bom porque todos os celulares terão os mesmos conectores, só precisa comprar um cabo que servirá para tudo. É muito chato quando você tem um LG, por exemplo, e está na casa de seu amigo, pede um carregador mas ele tem um Nokia. Com esse padrão vai dar para carregar pelos computadores e adaptadores AC sem problemas.

O problema é que tudo padronizado às vezes é meio ruim, eu acho isso meio frescura, assim como aquela vez que a UE obrigou a Microsoft a colocar uma tela de seleção de navegadores no Windows 7 para os usuários poderem escolher o navegador assim que o Windows 7 é instalado. Isso é meio ridículo, porque dá para baixar qualquer navegador normalmente, não precisa de uma tela de seleção para isso.

Eu sinceramente não iria gostar de usar meu iPhone com um conector Micro-USB. Como já tenho vários produtos da Apple, prefiro o 30 pin connector mesmo. Todos os aparelhos Nokia, por exemplo, já possuem um padrão também, então para quem tiver vários nokias e comprar um com Micro-USB, a entrada não será compatível. Na verdade, a Nokia até usa o Micro-USB em alguns celulares, mas não em todos.

Se der para as fabricantes venderem ou já colocarem de graça na compra do celular um adaptador da entrada delas para o Micro-USB, juntamente com um cabo Micro-USB to USB, acho que iria ser melhor do que todos os celulares com o mesmo conector.

Vamos ver como vai ser essa história toda de Micro-USB. É esperar para ver agora novos celulares específicos para a UE, ou utiliza-se isso no mundo inteiro. Vamos ver o que o tempo fará.

0 comments:

Postar um comentário