terça-feira, 3 de agosto de 2010

TV digital

A TV digital é realmente revolucionária. Ela está mudando toda a história da TV no Brasil e no mundo. Vou falar aqui nesse post um pouco sobre ela.

Para começar, entenda que TV digital e "Canal (ou programa) em HD" não são a mesma coisa. A TV digital não é em alta definição por si só, mas permite que programas ou canais em alta definição existam.

A TV digital permite uma melhor qualidade de imagem e som. Agora dá para ter uma imagem em Full HD (1080p) com o padrão de imagem 16:9 (widescreen). Agora o som poderá sair tranquilamente de um home theater, proporcionando uma ótima qualidade de som também. Junto com isso tudo, a imagem e o som são sem ruídos, ou seja, não há interferências chatas no sinal o que melhora ainda mais a qualidade da televisão como um todo.

Junto com isso está a interatividade. Agora é muito mais fácil gravar seus programas e armazená-los, já que os conversores terão alguns GB para isso. A cobertura do sinal também vai aumentar, podendo atingir aqueles lugares difíceis, onde não há televisão. Agora o Brasil inteiro praticamente poderá ter televisão em casa com sinal de qualidade sem interferências.

O Governo Brasileiro estava até planejando implementar um sistema operacional para TV digital. Eu não sei como ele iria ser, mas iria ter muita interatividade, fazendo a pessoa ficar mais "próxima" da televisão.

Muitas pessoas tem dúvidas no que se refere ao conversor. Se você tiver um aparelho de televisão analógico, ele não possui o conversor digital e por isso não receberá o sinal digital. Se o aparelho de televisão for relativamente novo, ele provavelmente terá o conversor digital integrado e por isso poderá receber tanto o sinal digital quanto o analógico. Se você estiver na dúvida, compre uma TV atual, porque a maioria ou todas as TVs hoje em dia já possuem o conversor integrado.

Daqui a alguns anos, poderemos disfrutar de todos os benefícios que a TV digital pode trazer, incluindo a interatividade. Agora, temos que esperar para ver o que acontece, mas já se nota progressos notáveis na Televisão, principalmente na qualidade da imagem, que quando você assiste um canal em HD que realmente é em HD, a qualidade é impressionante. Vamos esperar e ver como se dá o progresso da digitalização do sinal de TV no Brasil, porque daqui a pouco todos terão TV digital em casa.

2 comentários:

  1. Bom post com explicação simplificada...
    Mas o q ocorre eh q são poucas as tvs q possuem conversor integrado, as a possuem, são muito grandes e não são todos os q conseguem arcar com um investimento em uma tv de 3000 soh pra ter conversor integrado ...

    E quanto ao HD, ele eh bom, no entanto se for pra comprar uma tv HD, compre uma HD e nao Full HD, pois o sinal HD pega nessas duas com uma otima qualidade...
    A diferença além de ser a grande diferença de preço, eh q uma Full HD usufrui o máximo do Blu-Ray enquanto uma HD soh possui 70% da qualidade máxima de um blu-ray

    ResponderExcluir
  2. Vlw pela colaboração aí. É isso mesmo, mas eu ainda acho que se for para comprar uma TV, é melhor comprar Full HD porque caso a pessoa queira usufruir ao máximo de um Blu-Ray Player ela já estará preparada.

    E o sinal HD que vem das emissoras não chega a ser Full HD. Geralmente é em HD a 720p e se for Full HD são poucos canais e programas.

    ResponderExcluir