quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Tipos de 3D

A tecnologia 3D está se popularizando. Na verdade, ela já existia há muito tempo, porém de uma forma precária.

Havia aqueles óculos azuis e vermelhos, que proporcionavam um 3D que enjoava porque doía os olhos. Havia de outras cores também, com lentes verdes, rosas e outras cores assim, mas os mais populares eram azuis e vermelhos.

Aquele 3D causava um efeito de sair da tela, mas não era muito realista e enjoava demais. Ele é projetado mais ou menos gravando uma imagem "em azul" e outra imagem "em vermelho" com uma variação pequena de ângulo para causar o efeito 3D (eu eu nem sei se essa variação existia) e então as duas imagens eram combinadas e quando você colocava os óculos, ele "filtrava" essa imagem combinada e o efeito 3D acontecia. Esse 3D não precisava de uma TV boa ou algo do tipo para acontecer, era só ter o óculos e pronto, mas ele não se popularizou domesticamente para pessoas comuns.

Depois de mais ou menos 2004, o 3D desse tipo quase não existiu mais em filmes, e por isso a tecnologia ficou um pouco abandonada. Porém, em 2009 com o lançamento de Avatar, o 3D voltou à ativa.

Há vários tipos de 3D, mas há particularmente 3 tipos que são os mais famosos, os mais adotados pelos produtores dos filmes e os mais difundidos entre as salas de cinema do mundo.

O RealD é um 3D legal, que possui uma qualidade razoável. Para transformar uma sala normal em uma sala que suporte RealD, deve-se colocar uma tela prata no telão do cinema, que fará uma filtração das cores, e por isso os óculos são mais baratos e podem ser levados tranquilamente do cinema. Os óculos apenas são polarizados para mostrar a imagem em 3D. Na Europa, esses óculos podem ser comprados, então você não precisa "roubar" como aqui no Brasil.

Há o Dolby Digital 3D, que possui uma qualidade muito melhor de imagem e de som, fazendo parecer que você está realmente dentro do filme. O RealD dá apenas uma noção de 3D mesmo, dá uma ideia de profundidade, que é melhor que o 3D antigo, mas o RealD não é bom a ponto de você ficar "dentro do filme". Para transformar uma sala normal em uma sala Dolby Digital 3D, deve-se colocar um filtro de cores no projetor, o que dispensa a necessidade de comprar a tela prata. Os óculos são mais caros porque utilizam uma polarização de imagem diferente, e por isso só dá para conseguir esses óculos se você roubar mesmo, ou talvez oferecendo uma boa quantia em dinheiro. Eu queria ter óculos desses, mas só tenho os óculos RealD.

Eu só vi Dolby Digital 3D no Avatar, porque em nenhum outro filme 3D que veio depois eu vi suporte a esse formato, somente ao RealD e ao IMAX.

O IMAX é sensacional, incrível, SUPERB! Acho que não tem como transformar uma sala normal em IMAX, e por isso é muito caro. A tela é enorme, o projetor do filme é enorme também e o óculos é caro (eu acho), e por isso também não dá para levar. Na verdade, o único óculos que se consegue legamente é o óculos do RealD. Desses tipos de 3D, o IMAX é o que mais sai da tela, podendo dar sustos e aquela coisa toda. O IMAX é o que tem a melhor qualidade de imagem e som, e ele é o mais incrível. Eu nunca vi um filme em IMAX então não posso falar muita coisa, só sei que pelo que dizem é realmente sensacional!

Esses são basicamente os 3Ds mais populares. Agora, os filmes estão sendo em sua maioria em RealD, já que o IMAX só existe em São Paulo, e a entrada é caríssima. O único filme que eu não vi em RealD foi justamente o Avatar, que das duas vezes que eu assisti ele era em Dolby Digital 3D.

A tecnologia que está chegando à casa das pessoas acho que é o RealD. Se não for, o óculos das TVs 3D se parece demais com um óculos RealD, por isso, acho que deve ser RealD sim. Daqui a pouco, quase todos os filmes serão em 3D, apesar de que alguns filmes não farão sentido serem em 3D, somente filmes mais movimentados de ação, aventura e etc.

Assistam o 3D e constatem qual é o melhor. Se você algum dia tiver a oportunidade de ver um filme em IMAX, veja, porque é sensacional! Depois me conte a experiência. Eu particularmente achei o Dolby Digital 3D melhor que o RealD, mas como os filmes agora estão somente em RealD, dá para assistir também, e o RealD não é ruim, e dependendo do filme ele fica bem legal se for em 3D.

Acho que isso tirou um pouco as dúvidas de vocês com relação aos diferentes tipos de 3D, e se tiver alguma pergunta ou sugestão de post, poste nos comentários ou mande um email para o email que está escrito na parte direita do blog.

9 comentários:

  1. assisti nos eua um filme em imax, depois te conto como foi!

    ResponderExcluir
  2. é. deve ser muito bom mesmo! e vlw por ler o blog aí! dps me conta quero saber, deve ter sido mto massa!

    ResponderExcluir
  3. Como é essa tela prata, seria possivel ter esse msm efeito reald com um datashow, projetando em uma tela prata???

    ResponderExcluir
  4. acho que não seria, porque é uma tela prata especial para o tipo de 3D, e não uma tela prata comum. A princípio, não teria como ter RealD em um datashow, mas acho que convem testar. Tenho quase certeza que não daria certo...

    É uma tela prata um pouco especial, feita para o RealD.

    ResponderExcluir
  5. é so ir aos parques da universal ... >P homem aranha !! muito bom !

    ResponderExcluir
  6. @Anonymous

    Já fui ao Homem-Aranha do Islands Of Adventure no Universal Studios em Orlando e realmente é uma experiência excelente! Sempre quis saber se era em IMAX, mas até hoje não sei.

    É em IMAX?

    ResponderExcluir
  7. Alem do tipo de 3D utilizado, é muito importante saber se o filme/jogo foi produzido para ser assistido em 3D, porque ja ouvi muita gente reclamar que alguns filmes possuem um 3D mais fraco. Tambem é importante saber se o televisor/cinema esta praparado para exibir conteudo dessa forma ja que os oculos tornam a imagem mais escura e é preciso um "display" que emita uma imagem com mais brilho para ela parecer normal com os oculos.
    Duvida basica:
    Como os oculos das TVs 3D conseguem ligar e desligar? E porque a lente muda de cor quando isso ocorre?

    ResponderExcluir
  8. @Anonymous

    O PS3 teve uma atualização de software para suportar o 3D. Para saber se um jogo suporta ou não o 3D, é só olhar na caixa do jogo ou em informações da internet.

    Não sei quanto aos outros consoles, mas acho que o PS3 é o único até agora que suporta 3D.

    A mesma coisa vale para filmes. Antes de comprar, é só verificar na caixa ou com o vendedor se o filme é em 3D.

    No caso do televisor, é só olhar as especificações dele para ver se ele suporta 3D. É importante ver se o 3D é com óculos ou sem óculos. O tipo mais comum é o 3D com óculos.

    O filme Avatar foi um filme com muito brilho, justamente pra compensar o uso do óculos. Ele é normal com os óculos, mas sem os óculos, é um filme com muito brilho mesmo.

    No caso, os cinemas e as TVs já possuem essa regulagem automática. No caso das TVs, é sempre possível mexer em configurações como brilho, cor e saturação, por exemplo, para que a pessoa obtenha a melhor imagem possível.

    Os óculos conseguem ligar e desligar provavelmente porque possuem um mecanismo para fazer isso, para que eles não fiquem "ligados" sempre e para que o 3D seja usado apenas ou prioritariamente na TV.

    Ou seja, o efeito 3D do óculos seria ativado apenas quando a pessoa o ligasse, enquanto estivesse usando a TV.

    Não sabia que a lente mudava de cor quando o óculos era ligado, mas provavelmente é porque ela possui um brilho que é ativado quando o óculos é ligado. Esse brilho deve ser algo relacionado ao sistema de polarização da luz que o óculos tem.

    Espero ter te ajudado com a dúvida e muito obrigado pelo comentário extremamente construtivo.

    ResponderExcluir
  9. Cara, no Dolby Digital 3D já achei incrível. Imagina no IMAX!

    ResponderExcluir