sábado, 28 de agosto de 2010

FireWire vs. USB

O USB é um padrão que todos já conhecem. Atualmente, ele é amplamente utilizado por todos os tipos de dispositivos, tais como celulares, mouses, teclados, caixas de som, MP3 Players, entre muitos outros dispositivos.

O USB 2.0 é o padrão atual, e é 2.0 porque a sua velocidade é muito mais rápida que o USB 1.0, podendo chegar a até 480Mbps (Megabits por segundo). Isso é rápido, mas o FireWire é mais rápido. O USB 3.0 promete velocidades de até 4,8Gbps (Gigabits por segundo). Isso ficaria mais rápido que o FireWire, mas como o 3.0 ainda não se popularizou, é difícil falar se é realmente mais rápido na prática.

O FireWire foi um padrão muito utilizado antigamente, e é muito rápido. Atualmente ele não é muito utilizado por causa do USB, e por isso são poucos os computadores com entrada FireWire. Anteriormente, os iPods eram compatíveis somente com Macs e utilizavam o FireWire, transferindo músicas em apenas segundos. Atualmente, acho que apenas alguns HDs externos são FireWire, a maioria dos dispositivos é USB 2.0 e alguns HDs externos já estão sendo lançados com USB 3.0.

O atual FireWire é o FireWire 800, que na verdade transfere com velocidades de até 786,432Mbps (Megabits por segundo). O FireWire 800 suporta até 3,2Gbps. O FireWire 400, que na verdade transfere até 393,216Mbps, é mais rápido que o USB 2.0 por causa de sua baixa latência.

Ou seja, o FireWire trava muito menos, tem uma resposta muito menor, e por isso transfere dados muito mais rápido que o USB, mesmo que teoricamente a velocidade de transferência do USB seja maior.

Eu espero que o FireWire se popularize, porque ele é muito melhor que o USB. Os computadores precisam ter a entrada FireWire 800 de preferência (ou a mais atualizada da época) para que os dispositivos FireWire apareçam e a pessoa gaste muito menos tempo para transferir seus dados. Eu acho que isso só não acontece porque o FireWire é proprietário da Apple, mas alguns computadores que não são da Apple têm essa entrada, mas são poucos.

Vamos ver se o USB 3.0 tem uma latência baixa e se equipara ao FireWire, porque com isso a pessoa perderá muito menos tempo transferindo os arquivos. Se isso não ocorrer, as pessoas terão que aderir ao FireWire buscando uma melhor qualidade na transferência de dados.

0 comments:

Postar um comentário