sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Diferença entre notebooks e netbooks

Muitas pessoas vivem me perguntando sobre a diferença entre notebooks e netbooks. É realmente uma dúvida comum, mas as diferenças são muitas e é fácil distinguir um produto do outro.

Para começar, o netbook tem esse nome porque "net" vem de "Internet", ou seja, ele é um notebook adaptado para internet. Quando eu digo isso, eu não quero dizer que os notebooks comuns não sejam, eu digo apenas que o netbook serve basicamente para o acesso à internet.

E justamente por causa disso, o netbook é limitado. Apesar de ser pequeno, ele tem um processador ruim, que não consegue rodar o sistema operacional com tanta estabilidade e possui pouca memória RAM. O ponto positivo dele é que ele tem memória flash ou um SSD, o que faz com que a leitura dos dados seja muito mais rápida, apesar de ele possuir pouca capacidade. Como ele é pequeno, o espaço do trackpad e do teclado é extremamente reduzido, e na maioria das vezes o trackpad é uma bolinha para economizar espaço.

Um netbook é ótimo se você não for fazer nada no computador. Se você for executar apenas uma tarefa ao mesmo tempo, como navegar na internet ou ouvir música, ele é muito bom para você. Não que ele fique lerdo quando se executa duas tarefas ao mesmo tempo, mas dependendo do netbook o desempenho é drasticamente afetado, mas é claro que você pode escutar música e navegar na internet sem problemas, se ambas as tarefas estiverem sendo executadas em condições normais.

O notebook já é realmente um desktop portátil. Alguns chegam a ser melhores que um desktop e muitas vezes são usados profissionalmente, para uso de programas complexos como o Corel Draw, Illustrator, Photoshop, FinalCut, entre outros. É claro que existem notebooks simples, que são melhores que netbooks em desempenho por apresentarem um processador melhor e mais memória RAM, e muitas vezes uma placa de vídeo decente.

Eu recomendo a compra de netbooks apenas se você NÃO for usar o computador. Eu particularmente não gosto de netbooks, e eles servem apenas para executar tarefas simples. Você não vai querer jogar num netbook, por exemplo, ou executar um vídeo a 720p. Essas coisas você faz sem problemas em um notebook, dependendo do hardware.

A tela dos netbooks é pequena, o processador é fraco, eles têm pouca memória RAM. Não queira que eles sejam computadores. Eles são para tarefas simples mesmo. Se você quiser algo mais complexo, um pouco menos portátil e bem melhor que um netbook, compre um notebook.

O iPad veio para substituir os netbooks, e essa substituição já está ocorrendo, e com o tempo ela se concluirá. Isso apenas prova que netbooks nunca substituem um notebook ou um desktop, e devem ser usados apenas para coisas mais simples. Você usará um netbook como seu computador principal apenas se quiser um uso bem simples mesmo, como eu já disse aqui várias vezes.

É importante enfatizar esse uso simples porque os netbooks são lerdos, você não fará muitas coisas com eles. Alguns notebooks também são lerdos, mas podem fazer mais tarefas ao mesmo tempo sem problemas, e dependendo do notebook eles até substituem computadores.

Quaisquer dúvidas sobre as diferenças entre um notebook e um netbook, poste nos comentários que eu procuro responder a todos!

0 comments:

Postar um comentário