sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Celulares com 2 chips

Existem vários tipos de celulares e smartphones, como dá para se observar. A maioria deles possui apenas um chip. Quando eu digo chip eu me refiro ao cartão SIM das operadoras. Ou seja, se tiver duas operadoras com promoções legais, você só pode aproveitar uma das operadoras. E geralmente elas tem aquelas promoções ótimas de bônus de sei lá quantos reais, o que dá para falar com quem você quiser até o fim da eternidade, dependendo do crédito que você tenha.

Isso porque não existem muitas promoções para clientes pós-pagos, e sim para clientes pré-pagos, porque há vários bônus do tipo: "Recarregue com 50 reais e receba um bônus de 500". Isso atrai muita gente para a operadora, mas se a pessoa já estiver em outra operadora, ela terá que usar somente o chip da operadora com a promoção. Como todas as operadoras fazem promoções desse nível, seria ótimo se os celulares tivessem 2 chips.

Na verdade, existem sim celulares com dois chips. São os famosos MP12, MP15, MPetc. Vou chamá-los de MPX, sendo que X pode ser qualquer número.

Antes, MP3 era (e ainda é) um nome de arquivo, e MP3 player é o dispositivo que reproduz arquivos no formato MP3. A mesma coisa vale para o MP4. No caso do MP5, não existe um formato chamado MP5 e o número é atribuído para a quantidade de funções que o aparelho tem. Se ele tem rádio, toca música e grava voz, é um MP3. Se faz isso e além de tudo reproduz vídeos, é um MP4. E assim por diante.

Ou seja, o conceito dos players foi deturpado. Vamos pegar como exemplo um MP15, ou seja, um "smartphone" completo. Tem bluetooth, rádio, às vezes GPS, toca MP3, MP4, tem câmera, TV digital e TEM DOIS CHIPS. Quanto à câmera, está escrito que ela possui 8MP, 12MP mas na verdade ela é geralmente de qualidade VGA, ou seja, não possui nem 1MP.

Mas a melhor parte é dois dois chips. Esses "celulares" geralmente são quadriband, e por isso suportam quase todas (senão todas) as operadoras do mundo. Se a pessoa souber configurar, ela poderá aproveitar ao máximo as promoções das operadoras, e poderá economizar muito dinheiro com isso. Ela liga para pessoas de uma operadora com o chip dessa operadora, e para pessoas de outra operadora com o chip de outra operadora, já que há economia quando a chamada é para mesma operadora. Então a pessoa pode economizar muito dinheiro e aproveitar mais as promoções, ganhar mais pontos e até conseguir celulares melhores.

Porém, há um ENORME problema com esses celulares. Eles não são homologados pela Anatel, e por isso a venda deles na teoria não é permitida no Brasil, apesar de que na prática essa venda acontece. Por isso, pode haver alguns problemas com eles no caso de ele explodir, emitir mais radiação que o normal, quebrar muito mais fácil.

De fato, as pessoas que possuem esses celulares e usam de verdade, dizem que ele não dura nem um mês. Há outras pessoas que dizem que já tem ele há uns 9 meses e nunca tiveram problema, mas certamente essas terão, porque a qualidade desses "celulares" é impressionantemente baixa. Eu não arriscaria comprar um celular desses.

Mas é agora que vem a melhor parte do post: Há alguns modelos de celulares, principalmente da Samsung e da LG, que tem 2 chips. E esses são vendidos oficialmente nas operadoras. Na verdade, acho que são uns 2 ou 3 de cada uma dessas marcas. São realmente poucos, e provavelmente eles são difíceis de achar. Se comprar em lojas como Americanas ou Submarino, acho que é mais fácil de achar do que se tentar consegui-los nas operadoras.

O mais comentado desses celulares é o B5702 Duos da Samsung. Ele parece ser um celular ótimo, e tem a grande vantagem de ter 2 chips e ser oficial, ou seja, a venda dele é legalizada aqui no Brasil.

Eu recomendo não comprar os MPX e comprar um celular decente, qualquer um. Mesmo que não tenha 2 chips, apesar de que essa funcionalidade é excelente para pessoas que querem aproveitar 2 operadoras.

0 comments:

Postar um comentário