terça-feira, 3 de agosto de 2010

Blu-Ray Player ou PS3?

Várias pessoas já me perguntaram se compensava mais comprar um PS3 ou um Blu-Ray Player, e eu vou explicar aqui nesse post porque é bem melhor comprar um PS3.

Blu-Ray, para quem não sabe, é a nova mídia que está se popularizando aos poucos, que possui uma qualidade de imagem Full HD e um som que suporta home theater tranquilamente. Várias pessoas não conseguem notar a diferença entre 480p, 640p, 720p e 1080p, por exemplo, mas há uma enorme diferença. O Blu-Ray tem uma resolução de 1080p, que é muito melhor que a do DVD, que se eu não me engano é 480p ou no máximo 640p.

Houve uma "guerra" para decidir se o sucessor do DVD iria ser o Blu-Ray ou o HD DVD, e no final das contas o Blu-Ray ganhou principalmente porque o PS3 suporta ele. Apesar de ser mais barato, o HD DVD perdeu a "guerra" e a Toshiba disse em 2008 que iria parar de produzir o HD DVD.

Na busca de uma melhor qualidade de imagem, lá vão as pessoas conhecer um pouco mais do formato Blu-Ray, e descobrem que é incrível. Hoje em dia, quase todos os novos notebooks estão vindo com um leitor de Blu-Ray embutido.

PS3 é o vídeo-game da Sony cujo nome por extenso é PlayStation 3. Ele é a terceira geração do console PlayStation, e possui a incrível capacidade de ler Blu-Ray discs. Com isso, a qualidade gráfica do jogo fica bem melhor do que a qualidade gráfica de um console que tenha seus jogos em DVD, e o PS3 ainda tem uma grande vantagem sobre os leitores Blu-Ray convencionais, que apenas leem o Blu-Ray, sem possuir nenhuma função extra como por exemplo armazenar arquivos ou acessar à internet. O PS3 faz tudo isso. Ele possui um disco rígido interno de 120GB em sua versão slim e com isso você armazena músicas e vídeos, além de poder jogar, acessar à internet e é claro, ver filmes em Blu-Ray a 1080p.

Eu não sei se o PS3 é mais caro que um leitor de Blu-Ray convencional. Se for, mesmo assim compensa comprar o PS3 pelas enormes vantagens que ele pode trazer. Claro que tudo isso tem um custo. Você precisa de uma TV Full HD para disfrutar totalmente da qualidade de imagem do Blu-Ray, e precisa ter dinheiro para comprar os filmes, que com certeza não custam menos de R$100. O Blu-Ray pode possuir até 100GB na teoria, sendo que atualmente ele vai até 50, e por isso os filmes podem ser em alta definição, pois ocupam muito mais espaço. Eu não sei se isso é possível, mas se der para usar o Blu-Ray como armazenamento de dados, muitas pessoas serão felizes, porque poderão gravar coisas que possuem em vários DVDs ou CDs em apenas uma mídia do mesmo tamanho físico, porém com uma capacidade em bytes muito maior.

Por isso, quando for comprar um leitor de Blu-Ray, prefira o PS3 por todas as vantagens já explicitadas nesse post e muito cuidado com o bolso, porque o que está dentro dele (se houver alguma coisa) pode sair dele muito rapidamente.

2 comentários:

  1. Um bom bluray player custa uns bons 1200. Até um tempo atras um ps3 ficava entre 1600 e 2200. Mas agora a sony vai vender oficialmente o ps3 no brasil (os ps3 vendidos ate entao eram todos importados) e ela regulou os preços para 1999.
    Mesmo assim, acho que o ps3 ainda vale mais a pena

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, um PS3 slim dá para comprar com 1400 reais, sem desconto. é o preço normal dele. quando você diz em vender oficialmente, você quer dizer com o suporte a região 4?

    o PS3 vale muito mais a pena mesmo, justamente por ter um HD, ter acesso à internet e ter jogos.

    ResponderExcluir