quinta-feira, 8 de julho de 2010

Youtube - HTML5 e outros segredos

Pra quem não sabe, o HTML5 é um padrão que está se tentando implementar na internet, para provavelmente substituir o flash porque ele é mais rápido, e por ser HTML ele é aberto.

O youtube já conta com um player de vídeos em HTML5, que eu nunca testei, mas dizem que ele é mais rápido e estável, porém ele ainda conta com poucos recursos. No futuro, acho que ele será o player padrão, mas pela falta de recursos, talvez seja melhor assistir os vídeos do youtube no modo atual, ou seja, em flash.

Para habilitar a visualização de vídeos em HTML5 no youtube, entre AQUI e na hora que aparecer o HTML5, selecione a opção para ativar ele.

Só que esse site é meio que um site para habilitar os testes do youtube, ou seja, funções que o youtube está testando, que estão em fase beta, mas você pode habilitá-las se quiser e contribuir dizendo quais são os bugs para que o youtube aprimore isso e essas funções virem padrão para os usuários.

Tem vários recursos que podem ser habilitados, tais como pesquisar um vídeo com base nos comentários, adicionar Closed Captions aos seus vídeos, fazer playlists de vídeos e acabar descobrindo novos artistas e novas músicas, usar uma versão mais leve do youtube, para diminuir o ping e várias outras funções.

Quem puder realmente testar e usar essas funções eu acho que seria legal, e qualquer hora eu vou habilitar o HTML5 pra ver como está o projeto. Para pessoas que fazem vídeos, esse recurso da Closed Captions também deve ser legal.

Bom, é isso. Continuem vendo vídeos no youtube como sempre viram, mas utilizem esses recursos que dependendo do caso podem facilitar muito a vida de vocês.

2 comentários:

  1. Mas esses recursos tambem aumentam a velocidade de buffering do video?/


    by:guto

    ResponderExcluir
  2. Dizem que o HTML5 deixa tudo mais rápido. É testar e ver o que acontece. Eu creio que se não aumentar é porque está em fase beta, mas o HTML5 é muito melhor que o Flash, então pode até carregar mais rápido sim.

    Lembrando que o HTML5 não funciona com o Internet Explorer, somente com o Safari, Opera e Google Chrome e eu não tenho certeza se funciona com o Firefox, mas deve funcionar também.

    ResponderExcluir