sexta-feira, 9 de julho de 2010

Resolução maior no Youtube

Acho que por hoje já chega de Youtube né? É que foram tantas coisas legais, tantas novidades que não dá pra não comentar.

De acordo com o Youtube Blog, a resolução maior que agora o Youtube está aceitando é chamada de 4K, porque é 4 vezes maior do que FullHD (1080p). Ou seja, a 4K é chamada de 4096p.

Com uma incrível resolução de 4096x3072, um vídeo em 4K deixa o seu computador lerdo rapidamente. No meu outro computador, um vídeo em Full HD fica lerdo na hora em que ele é executado, mas nesse notebook o Full HD fica normal. Porém, quando eu fui rodar esse 4K no notebook, ficou muito lerdo para executar o vídeo, porque é uma resolução que o processador não suporta.

A velocidade com que o vídeo foi carregado então nem se fala. A velocidade da internet brasileira, por ser muito abaixo da média da velocidade dos países desenvolvidos, deve demorar pelo menos uns 10 minutos (se for uma internet rápida como 15mbps, e eu estou sendo super otimista) pra carregar os vídeos 4K por completo.

À medida que a resolução dos monitores for aumentando, os processadores forem melhorando e a velocidade da internet no mundo de uma forma geral melhorar, acho que será possível ver esses vídeos 4K normalmente.

De acordo também com o Blog, o tamanho ideal de uma tela para se visualizar um vídeo 4K é de aproximadamente 25 pés (7,62m). E para fins de comparação, os filmes IMAX são projetados através de dois projetores 2K cada um. Pelo que dizem por aí, se colocasse apenas um projetor que mostrasse imagens e vídeos em 4K, a qualidade iria ser melhor que 2 projetores 2K cada um.

O Blog também diz que o tamanho dos projetores que mostram vídeos em 4K é basicamente o tamanho de uma geladeira pequena, e diz ainda que as câmeras necessárias para gravar um vídeo em 4K (que é a melhor resolução de vídeo atualmente) não são nada baratas, e o Blog ainda reforça o fato de que precisa de uma super internet pra poder visualizar esses vídeos.

Há um playlist que está sendo divulgado na página do Blog (linkada no início do post) que contém vídeos em 4K só para que os meros mortais babem. Como eu sou bonzinho, vou postar o link do playlist AQUI.

É isso, e eu espero que vocês gostem das novidades que eu postei sobre o Youtube hoje. Se tiver mais alguma coisa, eu espero que eu poste.

2 comentários:

  1. Um vídeo de 4k não roda no meu PC com uma velocidade normal, mas não trava e eu prefiro ver vídeo em 1080p pois acho q os pixels não ficam tão "bugados"

    ResponderExcluir
  2. no meu também não roda com uma velocidade normal, trava um pouco, e eu também prefiro ver em 1080p e é bem melhor. só que tem que ter um monitor 1080p senão não adianta nada...

    ResponderExcluir