segunda-feira, 19 de julho de 2010

O "problema" do Death Grip

Para quem não sabe, Death Grip (pegada mortal) é quando você pega um celular de tal forma que o sinal caia completamente.

Usuários vêm falando que o iPhone 4 tem isso e muita gente está reclamando disso, mas vou explicar porque isso não é exatamente um problema.

Para começar, várias pessoas estão falando que o sinal do iPhone 4 é excelente e que em várias áreas onde uma ligação no iPhone 3GS caía, com o iPhone 4, na mesma área e operadora, o sinal não cai, e a ligação também não.

Eu não vou postar vídeos do Death Grip aqui, mas é só pesquisar no YouTube por "Death Grip" (sem aspas, obviamente), "Antennagate" ou algo parecido, que aparecerão vários vídeos de pessoas com um iPhone 4 com esse "problema" e também pessoas com outros celulares.

Todos os celulares possuem antenas, até onde se sabe, e o contato humano com essas antenas prejudica o sinal. Em manuais da Nokia e da HTC, por exemplo, há uma recomendação para não segurar o celular em tal ponto porque é onde fica a antena e caso você segure haverá uma redução do sinal.

Em uso normal, ou seja, uma pessoa comum no dia-a-dia, não terá problemas desse tipo com o iPhone 4 ou com qualquer outro celular. Eu estou falando muito do iPhone 4 aqui porque a mídia está muito em cima, mas não há com o que se preocupar.

Eu tenho um iPhone 3GS, já tive outros celulares e o sinal deles não caía porque eu segurava o telefone, mas obviamente caía porque a área é instável com relação ao sinal ou porque a operadora é ruim mesmo.

É só segurar normalmente o celular. Como vocês observarão nos vídeos, esse "problema" ocorre apenas se você tampar a antena e exercer um pouco de pressão (às vezes nem precisa) no lugar onde ela está.

Há vários vídeos sobre o Death Grip com outros celulares, mas o iPhone 4 está tendo mais destaque porque é o melhor celular do mundo, e mais de 60 milhões de pessoas usam iPhones (quaisquer que sejam) ativamente todos os dias, e por isso acredita-se que esse problema afetaria muita gente, quando na verdade, não afeta ninguém em uso normal, é só a pessoa não estar nem aí para isso, porque se o sinal e a área forem bons, esse problema não ocorrerá.

A maior culpa é da operadora. Em áreas de sinal fraco, com uma operadora ruim, com qualquer celular, se você aplicar a posição do Death Grip, o sinal abaixará. Isso ocorre em áreas de sinal e operadora bons também, não tenha dúvida, mas ocorrerá com menos intensidade. Ocorre mesmo na primeira situação descrita aqui: com uma operadora e sinal horríveis.

Isso acontece nessas condições porque na verdade o sinal mostrado nunca é o real. Como a área terá uma cobertura ruim, o sinal na verdade não é o mostrado na tela, é muito menor do que o sinal que aparece na tela, e isso acaba se exaltando quando você tampa a antena do celular, porque mostrará que como o sinal é horrível em tal área, ele só está na tela porque é o que eu chamo de sinal fantasma, mas na verdade não há sinal algum.

Eu já estive em uma área onde não tinha sinal de celular e meu celular estava mostrando o sinal no máximo. Tentei ligar para alguém e não deu certo. Ou seja, há a torre, o celular capta o sinal mas na verdade ele é inexistente, porque ele não existe.

Em áreas com um sinal muito bom, por mais que você tampe a antena do celular, o celular vai mostrar que apenas uma ou duas barras de sinal foram perdidas.

Ou seja, quem possui a maior culpa nisso é realmente a operadora. Na apresentação que teve na sexta-feira, na qual Steve Jobs explicou tudo isso, ele só não culpou a AT&T porque é parceira da Apple.

Nos EUA, onde há o maior número de reclamações por causa do Death Grip do iPhone 4, o problema só ocorre basicamente por causa da AT&T, e não é em larga escala, já que apenas 0,55% dos usuários que compraram iPhones 4 ligaram para o AppleCare por causa disso.

Ou seja, poucos realmente possuíam problemas, mas a mídia faz com que sejam muitas pessoas. E quem possuía problemas e não falou, é porque não quer devolver seu iPhone 4 (quem quer devolver um iPhone 4?).

Steve Jobs mostrou que isso não é um "problema" exclusivo do iPhone 4 e disse que a cada dia que passa, a indústria de celulares de uma forma geral está pesquisando melhores posições para a antena de celular em um aparelho, para que o contato humano com esta não cause problemas de sinal.

Tá certo que a Apple colocou a junção das duas antenas (o ponto do Death Grip no iPhone 4) em um lugar onde as pessoas encostam demais, mas se a área tiver um bom sinal, o "problema" não acontecerá. O Blog do iPhone fez um teste para comprovar que isso só ocorrerá no Brasil em áreas com sinal ruim, ou se você realmente tampar a antena do celular.

Apesar disso tudo, muitas pessoas estão extremamente satisfeitas com seu iPhone 4, porque não ligam para esse problema e usam o celular normalmente, e se ele for usado normalmente, o Death Grip não ocorrerá.

Usuários também falam que mesmo com o Death Grip, a qualidade da ligação não é alterada e o iPhone 4 é um dos smartphones que possuem a melhor antena atualmente, e ela é de fato bem melhor que a antena de qualquer outro iPhone.

Conclusão:

Esse "problema" está apenas sendo exaltado pela mídia, e ele em uso normal no dia-a-dia não acontece. Ele acontece com qualquer celular se você tampar a antena em uma área de baixa cobertura (se a área for de boa cobertura o Death Grip pode não ocorrer).

Espero que as pessoas entendam com o passar do tempo que isso não é um problema, que qualquer celular terá isso, mas que o iPhone 4 está sendo destacado somente por ser o melhor celular do mundo e porque o Steve Jobs destacou tanto a engenharia das antenas na WWDC dizendo que iria melhorar muito, mas como tem algumas pessoas que adoram aplicar uma pressãozinha no celular, seguraram ele de tal forma que o Death Grip ocorreu, e isso tudo se espalhou.

O problema não ocorre em uso normal, e eu estou cansado de falar isso e só ocorre em áreas onde o sinal é ruim ou a operadora é ruim (é a última vez que eu vou falar isso nesse post eu acho), e isso é apenas um exagero da mídia com relação ao Death Grip, que não ocorre em uso normal.

O iPhone 4 não tem problema com as antenas, nenhum celular tem problema com antenas e a cada dia que passa pesquisas estão sendo feitas para melhorar a experiência do usuário e diminuir a queda de sinal e melhorar a qualidade das ligações, isso tudo que está acontecendo é somente exagero da mídia.

2 comentários:

  1. Acho que isso está gerando mais comentários do que a Tela Azul da Morte no Windows ou a Rodinha do Arco-Íris da Morte no Macintosh. Ou do que qualquer outro problema nesse sentido.

    ResponderExcluir
  2. Só queria acrescentar que o Steve Jobs disse na keynote de sexta-feira na sessão de perguntas e respostas que ele só estava dando os bumpers para dar uma sensação aos usuários que o problema acabou. É óbvio que o Bumper melhora o sinal, já foi provado, mas ele não usa um Bumper em seu iPhone 4, e nem o Tim Cook ou o Bob Mansfield.

    ResponderExcluir