terça-feira, 6 de julho de 2010

O N900

O N900 chegou no Brasil semana passada, se não me falha a memória, e parece que finalmente a Nokia errou menos. E
u não digo que ela acertou, porque (in)felizmente o N900 não roda iOS, o que é um atraso tecnológico na minha opinião. Em compensação, ele roda uma versão do Linux chamada Maemo, que é melhor que o Symbian OS por sinal e parece que funciona.

O N97 foi um fracasso. Dizem que ele não tinha nada a ver com o que a Nokia dizia, não rodava smoothlymente o sistema, era lerdo e a tela por não ser capacitiva como a tela do iPhone, não funcionava direito.

Mas parece que o N900 veio para mudar essa realidade e veio com tudo. Apesar de não concorrer com o iPhone 4 porque foi lançado antes, ele não deixa de ser um bom celular pelo que ele oferece, e vou comentar sobre ele aqui.
Para começar, ele tem uma tela de 3,5 polegadas com uma resolução de 800x480. Ou seja, a tela tem um bom tamanho e uma boa resolução para ver vídeos e navegar na internet.

Ele suporta OpenGL ES 2.0, ou seja, ele suporta aceleração de gráficos em 3D muito mais aprimorados, graças ao ARM A8 Cortex, o processador dele, que tem 600MHz. Na verdade, ele tem 800Mhz, mas as fabricantes limitam para 600Mhz para não causar problemas de aquecimento e de bateria. Ele é fabricado pela Samsung e é o mesmo processador do iPhone 3GS e de vários outros celulares.

O N900 tem 32GB de memória interna, que pode ser expandida com um cartão MicroSD de até 16GB, tendo assim 48GB de memória de armazenamento disponível.

Quanto à memória RAM, ele possui 1GB, sendo que são 256MB de RAm de verdade e 768 de memória virtual.

Ele possui todas as coisas que os bons Nokias tem, como um teclado físico Full QWERTY, além de um teclado Full QWERTY na touch screen, que eu particularmente acho muito melhor que um teclado físico. Possui também uma qualidade e um volume de som incrível, clássicos de um celular da Nokia. Por ser Nokia possui ótima recepção de sinal, uma ótima câmera de 5MP com lentes Carl Zeiss e Dual LED Flash. A câmera grava vídeos de resolução 800x480, e ele possui ainda uma câmera frontal para vídeoconferência. Ele possui A-GPS com os mapas da Nokia.

Porém, uma coisa que eu não gosto nele é a navegação na internet. Eu não sei, mas acho esses navegadores da Nokia e da Sony Ericsson muito ruins, apesar de terem flash. (e daí?) Talvez esse do Maemo seja melhor um pouquinho, mas nada que modifique muito o estilo de navegação de um Nokia.

Outra coisa também é o player dele. Eu prefiro um iPod. Esses players desses celulares são muito confusos e não sei mais o que. O iPod é TÃÃÃÃO fácil de usar...

Eu falei tanto dos recursos dele, mas eu prefiro continuar com meu iPhone 3GS, que possui uma loja de aplicativos com mais de 230 mil aplicativos disponíveis facilmente para download e ele possui uma facilidade de uso incrível e uma integração perfeita entre o hardware o software, atingida em todos os produtos atuais da Apple. Eu acho que depois que eu comprei meu primeiro iPhone, eu só quero ter iPhones como celular agora

Do que adianta ter um GPS super legal se é difícil para as pessoas usarem um aplicativo que mostra cinemas perto de você? E eu não sei nao... essa Ovi Store está meio fraquinha...

Para mim, um celular tem que rodar no mínimo um iOS pra funcionar legal, se não eu já meio que descarto a possibilidade de compra.

Por mais que o N900 seja legal em alguns recursos, acho que ele ainda falta alguma coisa. Não sei se é porque o último celular realmente bom da Nokia foi o N95, depois dele a Nokia parece que desaprendeu como se faz um celular de verdade, aí fica fazendo essas porcarias, ou se é porque o Symbian é uma droga.

O N900 tem tudo para ser um sucesso se o Maemo for bem aproveitado, e eu acho que não vai ser, porque o que está gerando receita no momento é a App Store. Compre um N900 quem quiser, mas eu particularmente prefiro comprar um iPhone 4, que é muito melhor e usá-lo de verdade, até mesmo porque também não adianta comprar um iPhone por melhor que ele seja e não aproveitar todas as possibilidades que ele oferece.

Enfim, é melhor a Nokia voltar a fabricar papel ou voltar a fabricar celulares decentes. Eu lembro quando o N95 era o melhor celular da época, e é melhor a Nokia fazer alguma coisa nesse sentido, aproveitar o OS do celular e usar para fazer um celular bom. Qualquer hora cai a ficha pra ela.

0 comments:

Postar um comentário