As redes sociais são realmente um "encontro", um conjunto de várias pessoas do mundo na internet. Conhecendo ou não essas pessoas, elas podem se relacionar com você abertamente dependendo da rede social. Uma rede social é para isso: a relação com pessoas basicamente. Algumas tem mais recursos como o Facebook e o Orkut, outras são mais simples e menos famosas, como o Hi5, e algumas são utilizadas muito por músicos e bandas, como por exemplo o MySpace.
Vai que uma pessoa com 998 amigos promove uma ideia, e cada amigo dela promova para seus amigos, e daqui a pouco isso estará amplamente difundido por vários usuários da rede. O problema é que o Orkut só é utilizado mesmo no Brasil porque outros países preferem o Facebook (que eu particularmente acho bem melhor que o orkut) e o twitter.
No twitter, por exemplo, qualquer pessoa pode falar com a Britney Spears, o Presidente Obama (obviamente é a acessoria de imprensa dele), jogadores de futebol famosos, jornalistas famosos, escritores, e é claro, tem pessoas comuns, como eu e você.
Eu vou falar mais do twitter nesse post porque é uma rede social que está crescendo muito atualmente, apesar de ter muitos spammers, e ela pode causar um impacto muito grande nas eleições de 2010 ou em uma marca ou produto, por exemplo.
O twitter é uma mistura de rede social com blog. Um blog noticia, informa, ou seja, o twitter é um "lugar" onde você se relaciona com pessoas e ao mesmo tempo é informado ou pode informar sobre algo que está acontecendo. Quando você vai twittar (fazer um tweet e publicá-lo ao mundo), a pergunta é justamente essa: "What's Happening?", ou seja, "O que está acontecendo?"
Como as pessoas podem falar o que quiser em qualquer rede social, a internet virou um mundo quase livre. Por isso, quando acontece um terremoto no mundo, por exemplo, ele vira um Trending Topic (tópicos mais falados) no twitter rapidamente, e só depois que é noticiado nos principais jornais do mundo. Aliás, eu fiquei sabendo dos terremotos no início desse ano (o do Chile e o do Haiti) pelo twitter, porque a primeira coisa que eu fiz após acordar foi entrar no twitter.
Elas também podem ser muito úteis para promover ou denegrir a imagem de um produto. Se uma empresa qualquer lança um produto muito ruim, todos começam a falar dele. Como a internet é um mundo livre, elas falam mesmo, sem remorso. Isso é prejudicial para a empresa porque seu produto está sendo mal comentado para praticamente o mundo todo, e então ela terá que fazer algo para contornar a situação, seja lançando um novo produto ou consertando o problema.
Claro, se o produto for bom, todos vão elogiá-lo, e então mais pessoas vão comprar, a empresa lucrará mais e tudo ficará bem. As empresas tem que saber usar as redes sociais tanto para promover seu produto como para conversar com os clientes e saber deles o que fazer para melhorar o serviço e os produtos como um todo.
Uma coisa passada de boca-a-boca nunca passará mais rápido e nem causará um impacto tão grande se essa coisa for twittada por um cara que tem 4 milhões de seguidores no twitter. Teve uma vez que uma pessoa com 1 milhão de seguidores twittou "No God" (somente isso e mais nada) e então uma discussão sobre a existência de Deus começou no twitter, e é obvio que esse TT foi retirado porque religião não se discute e etc. Apesar de a internet ser livre, nesse caso eu acho que a censura foi correta.
A conclusão é que o impacto que uma rede social pode causar em alguma coisa é enormemente grande, tremendamente gigante, porque se uma pessoa famosa influencia os comuns a comprarem ou não um produto, terá um impacto nos lucros da empresa, no estilo de vida das pessoas, que passarão ou não a utilizar aquele produto e etc.
As empresas no geral tem que saber como utilizar as redes sociais a seu favor. Sempre promovendo produtos, pagar alguém para twittar promovendo a empresa, falar com os clientes. E as pessoas tem que saber utilizar no sentido de expor sua opinião, falar sobre coisas legais, falar com outras pessoas, sejam elas amigas ou pessoas extremamente famosas.
O impacto que as redes sociais causaram na copa de 2010, causarão nas eleições do Brasil e em outras, causarão nos futuros eventos da humanidade será enorme, então é bom ter cuidado e saber usá-las bem.
0 comments:
Postar um comentário