quarta-feira, 21 de julho de 2010

Métodos de digitação

Como deve ser do conhecimento de vocês, há vários métodos de entrada para se digitar em um dispositivo móvel. Há os teclados QWERTY físicos, há os QWERTY na touch screen, que eu acho que são melhores que os físicos por permitir mais espaço para a tela em si, há o reconhecimento de escrita, que na maioria dos casos é ruim, mas você escreve a letra com um stylus (ou às vezes até com o dedo mesmo) e ele reconhece a letra que você digitou.

Porém, há dois métodos bastante interessantes. Existe o Swype (clica em watch now lá embaixo para o ver em funcionamento), que você não precisa ficar tocando na tela para digitar uma palavra. Você desliza seu dedo pelas letras e ele forma a palavra. Eu achei isso sensacional, fiquei impressionado! Porém, acho que por enquanto só há em celulares Motorola, e acho que mais precisamente, só no Droid X.

Tem um outro chamado BlindType, que eu achei impressionante pelo fato de que ele se adapta ao usuário. Para usá-lo, você tem que estar bem habituado com teclados QWERTY e com teclados touch. O teclado vai se adaptando ao usuário à medida que ele vai digitando, e ele corrige as palavras automaticamente mesmo se você digitar tudo errado, porque ele sabe o que você quis escrever. Tem um modo invisível, que o teclado não aparece e você vai digitando, e mesmo se sair errado ele corrige.

Eu achei o BlindType impressionante e melhor que o Swype. E ele deve ficar mais popular que o Swype justamente por estar disponível em breve tanto para dispositivos com Android quanto para dispositivos com o iOS.

Segue um vídeo do BlindType abaixo. Para ver vídeos do Swype, clique em watch now um pouco mais embaixo na página do link que eu coloquei aqui dele.

0 comments:

Postar um comentário